terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ficha Limpa: Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) veem com pessimismo o futuro da lei


Constituição Federal indica que alterações desse tipo têm que ser feitas pelo menos um ano antes
 
 
A Lei da Ficha limpa, projeto que nasceu de uma iniciativa popular para moralizar os costumes políticos do país, não deverá valer nas eleições municipais de 2012, nem para as posteriores. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) veem com pessimismo o futuro da lei, e preveem que a Corte alegará que a regra é inconstitucional, tendo como referência três ações que tramitam no tribunal há meses.

A lei já não teve validade nas eleições de março de 2010. O STF decidiu que, por ter sido aprovada com menos de um ano de antecedência do processo eleitoral, a lei não seria aplicada. A norma foi invalidada por 6 votos a 5.

A Constituição Federal indica que alterações desse tipo têm que ser feitas pelo menos um ano antes. Outra regra presente na Constituição, que deverá ser analisada pelos ministros nos próximos julgamentos, é a que não permite estabelecer uma punição (inelegibilidade do político) antes de uma condenação definitiva da Justiça.

Os contrários a Lei da Ficha Limpa argumentam que ninguém pode ser considerado culpado até uma decisão judicial oficial, sem chances de recursos e que algo diferente disso desrespeita o princípio constitucional da presunção da inocência.

A decisão do STF será tomada durante o julgamento conjunto de três processos: duas ações declaratórias de constitucionalidade e uma ação direta de inconstitucionalidade.

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) defende que a Corte declare inconstitucional a lei, segundo o qual são inelegíveis as pessoas afastadas do exercício da profissão em razão de infração ético-profissional. Já a Ordem dos Advogados (OAB) pede que o tribunal confira constitucionalidade à lei.

Fonte: Gazeta Pres

Postada pela Assessoria de Imprensa

Estatuto das Cidades marca 6ª edição do Fórum de Ideias Inovadoras na AL

A Assembleia Legislativa deu início, na tarde desta segunda-feira (29/08), no Plenário 13 de Maio, a 6ª edição do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) que discutiu os 10 anos do Estatuto das Cidades. O debate foi aberto pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB). “Esta discussão está sendo feita com gente conhecedora e experiente na área do urbanismo, observadores e militantes nesse processo”, destacou o parlamentar.

Roberto Cláudio salientou, ainda, que o projeto, promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), está incluso no programa de especialização em Políticas Públicas, da Universidade do Parlamento Cearense.

O arquiteto e urbanista Ciro Pirondi ministrou a palestra “A Cidade e suas Transformações: mudança e tradição”. “Somos desenhadores dos propósitos da cidade coletivamente, em uma atividade multidisciplinar e, sobretudo, com a população”, pontuou.

Para ele, a ideia de que uma metrópole não tem solução vem de quem detém o poder contra a própria cidade. Ciro salientou que sem solidariedade não há cidade possível de transformação. Ele frisou que a missão do arquiteto é construir a cidade para o povo: “não construímos cidades com espaço privado, como quem quer dominá-la, mas como quem quer viver nela e ter espaço de convívio”.

O senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), relator do Estatuto da Cidade, salientou que as grandes metrópoles “cresceram em uma velocidade impressionante”. “Em 50, 60 anos multiplicamos a população desses locais. Antes, as estruturas, os serviços eram limitados”, lembrou. De acordo com o senador, o Estatuto defende, “sobretudo o cumprimento da propriedade urbana”. Ele falou ainda da importância de alguns instrumentos que o Estatuto da Cidade disponibiliza como as zonas especiais e o plano diretor, que “serve para orientar os gestores municipais a planejar as cidades”.

O secretário das Cidades, Camilo Santana, chamou a atenção para o fato de 80% da população morar nos centro urbanos. Ele pontuou que na capital cearense, há ainda 54% de esgotamento sanitário. “Os esgotos e os resíduos sólidos são desafios nossos”, disse. Conforme ele, no Ceará, pelo menos 105 municípios deveriam ter planos diretores, porém apenas 72 prefeitos confirmaram a existência desse planejamento.

Participaram do debate o secretário de Cultura de Sobral e assessor da relatoria do Estatuto da Cidade, Campelo Costa; o procurador de Fortaleza, Martonio Barreto, além de representantes da sociedade civil.

O encontro segue até amanhã com debates a partir das 9h30 no Complexo de Comissões Técnicas da AL. Na terça-feira pela manhã, a programação segue com o “Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Habitação”; e à tarde o tema será “Cultura, Patrimônio e as Experiências da Renovação
 
Fonte: Site Alce

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Investimento de 10% do PIB na educação é defendido em seminário


O aumento do financiamento público da educação para 10% do produto interno bruto (PIB) brasileiro foi o foco do seminário sobre o projeto de lei do Plano Nacional da Educação (PNE), promovido pela Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (29/08), no município de Maracanaú. Segundo a presidente em exercício da Comissão de Educação da Casa, deputada Bethrose (PRP), essa é uma demanda que existe desde a década de 1980.

Bethrose argumentou que só com um investimento maior na educação será possível atingir e consolidar as metas propostas pelo PNE. A parlamentar ponderou que o financiamento público da educação com 10% do PIB é um pleito que já tem 30 anos. “Foi passando de governo para governo, mas já era para termos alcançado essa meta”, disse.

O projeto de lei do novo PNE encaminhado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional estabelece as metas e as diretrizes para a educação brasileira nos próximos 10 anos. A expectativa é que o Plano seja debatido e votado pelos deputados federais no mês de novembro. Depois segue para o Senado e para sanção da presidenta da República, Dilma Rousseff.

A ideia de discutir o PNE por meio de seminários, em todo Ceará, partiu da deputada Rachel Marques (PT) – atualmente licenciada. Serão sete ao todo. O primeiro aconteceu em Fortaleza, na Assembleia Legislativa. Antes de Maracanaú, os seminários aconteceram nos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte. Os próximos serão nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte e Crateús.

O deputado federal Artur Bruno (PT-CE), integrante da Comissão de Educação da Câmara Federal, explicou que atualmente o Brasil investe 5% do PIB na educação e que a meta proposta pelo Governo Federal é chegar a 7% até 2020. Contudo, para o parlamentar petista, esse número precisa ser ampliado. “Nós consideramos insuficiente 7%, por isso defendemos que seja 10% do PIB”, declarou.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB), membro da Comissão Especial PNE na Câmara Federal, lembrou que há 10 anos, os deputados federais apresentaram apenas 220 emendas para o PNE 2001-2010. Ele comparou com o PNE 2011-2020, que caminha para ter quatro mil emendas. “É um PNE participativo”, disse, ponderando, contudo, que a preocupação maior é conseguir chegar aos 10% do PIB para a área.

O professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-secretário municipal de educação de Fortaleza, Idevaldo Bodião, integra o colegiado do “Movimento PNE Pra Valer”. O movimento foi responsável por apresentar 80 propostas de emendas encaminhadas pela bancada federal cearense ao relator da Comissão Especial do PNE deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR). Para ele, um dos principais pontos é que se estabeleça um valor mínimo de investimento por aluno em cada etapa, com base no chamado custo-aluno qualidade (CAQ). O indicador inclui investimento em infraestrutura, remuneração e formação de professores
Água para Todos e transposição em destaque no seminário sobre NE
Programas prioritários para o desenvolvimento do Brasil foram apresentados, na manhã desta segunda-feira (29/08), durante o seminário “Políticas sociais para o Nordeste, recursos hídricos e programa Água para Todos”. O evento foi promovido pelo Senado Federal com o apoio da Assembleia Legislativa.

O Programa Água para Todos (Proágua) foi apresentado pela coordenadora geral de programas e projetos especiais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Adriana Melo Alves. A iniciativa é uma das ações do plano do Governo Federal para erradicação da extrema pobreza. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que 16,2 milhões de brasileiros vivem nessas condições, sendo 47% na zona rural.

Segundo Adriana Melo, o programa possui três eixos: garantia de renda, acesso a serviços públicos básicos e a inclusão produtiva. “Tudo começando pela universalização da água, principalmente para quem mora longe dos centros urbanos.” Ela informou que cisternas e Sistemas Simplificados de Abastecimento (SSA) serão construídos em todo o Brasil. Enquanto a cisterna beneficia apenas uma família, o SSA atende até 30 residências. Conforme a coordenadora do Ministério, 750 mil famílias não têm acesso à água no semiárido. No Ceará, são 185.983. É o segundo estado com o maior número. Perde apenas para a Bahia, com mais de 234 mil.

Por isso, R$ 4,5 bilhões devem ser investidos nos próximos quatro anos. Até o fim de 2011, a previsão é de 60 mil cisternas construídas. “São metas ambiciosas. Estamos correndo contra o tempo”, disse, citando a implantação de kits de irrigação e a criação de pequenas barragens.

O coordenador geral de projetos de apoio ao desenvolvimento da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, José Luiz de Souza, destacou a transposição do rio São Francisco. O projeto foi pensado para assegurar água a 12 milhões de habitantes do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a partir de 2025.

No mês passado, conforme observou, a execução das obras estava em 57%. “Temos ainda uma boa caminhada, com 38 programas ambientais a serem feitos diante das condicionantes do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e ANA (Agência Nacional das Águas)”, frisou.

Já o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Vieira Santiago, revelou que R$ 21,4 bilhões foram aplicados pela instituição no ano passado na Região. Para 2011, a previsão é de R$ 25 bilhões. Segundo ele, o banco responde por 67% dos créditos de longo prazo concedidos para a Região.

Santiago defendeu a construção de mais açudes no semiárido e a implementação de políticas de reutilização de água. O presidente disse do interesse do banco em colaborar com a construção de 25 mil cisternas do Água para Todos. “Queremos diminuir as desigualdades regionais, aumentando a inclusão produtiva. Erradicar a miséria é muito mais do que garantir alimento. É garantir dignidade”, considerou.
BC/AM
Pauta comum dos estados nordestinos é destaque em seminário na AL
 
Os estados do Nordeste estão mobilizados em torno de uma pauta comum de demandas ao Governo Federal e, nesta segunda-feira (29/08), tiveram como porta-voz o governador do Ceará, Cid Gomes. Na Assembleia Legislativa, ele participou da abertura do seminário “Políticas sociais para o Nordeste, recursos hídricos e programa Água para todos”, organizado pela Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste do Senado.

O presidente da AL, deputado Roberto Cláudio (PSB), abriu o seminário destacando que a Casa vem discutindo as políticas de acesso aos recursos hídricos, por entender a sua importância para o desenvolvimento da Região.

Cid aproveitou a presença dos senadores para reforçar a necessidade de planejamento e regulamentação de diversos temas como comércio eletrônico e royalties do petróleo. Para o governador, definir as regras de distribuição dos tributos permitirá reduzir as desigualdades entre os estados da Região e entre o Nordeste e o restante do País.

O governador chamou atenção para o fato de que o Nordeste concentra 30% da população brasileira, mas responde por apenas 15% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. “São números que por si só demonstram o tamanho do desafio de promover justiça social e equilibrar a renda do nordestino à média de ganho do brasileiro”, disse.

Cid destacou programas e empreendimentos do Governo Federal na Região como o Bolsa Família, as refinarias, a Transnordestina e a integração de bacias do rio São Francisco. Melhorias que, segundo ele, atraem novas empresas ao Nordeste e estimulam um círculo virtuoso da economia.

O senador Wellington Dias (PT-PI), presidente da Subcomissão, disse que o objetivo do colegiado é promover discussões que permitam o equilíbrio da Federação, através da partilha mais justa das riquezas produzidas pelo Brasil.

“Há uma ideia de que Sul e Sudeste mantêm as regiões mais pobres. O fato é que o modelo brasileiro gerou regras que influenciam um desequilíbrio estrutural com consequências fora do controle dos municípios e estados. Daí precisarmos colocar estes temas no centro da pauta do Congresso e do País”, defendeu.

Ele citou temas como o pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na origem, a partilha dos royalties e o repasse de recursos para a educação e saúde. De acordo com o senador, baseado em levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), a Região precisa crescer 3% ao ano acima do Brasil para, em 16 anos, alcançar o equilíbrio com as demais regiões.

Participaram da mesa os senadores José Pimentel (PT-CE), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Vital do Rêgo (PMDB-PB); os deputados federais José Nobre Guimarães (PT-CE) e Ariosto Holanda (PSB-CE); o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Jurandir Santiago; o coordenador geral de projetos de apoio ao desenvolvimento da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, José Luiz de Souza, e o secretário estadual de Recursos Hídricos, César Pinheiro.
MM/AM


sexta-feira, 26 de agosto de 2011


26.08.2011
Augustinho Moreira critica uso de avião particular por deputado

O deputado Augustinho Moreira (PV) reproduziu na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (26/08), denúncia publicada pelo jornal O Estado de São Paulo e Agência Estado, apontando que o presidente da Câmara Federal, deputado Marcos Maia (PT-RS), estaria utilizando jatinhos da empresa de planos de saúde Unimed, em suas viagens. Para o parlamentar verde, essa atitude seria inaceitável porque os políticos não deveriam se beneficiar de vôos financiados por empresas privadas.

Segundo Moreira,o jornal publicou que Marcos Maia viajou em avião da Unimed para participar de eventos partidários do PT no interior do Rio Grande do Sul. A notícia diz que o presidente da Câmara, ao ser procurado por O Estado, admitiu que o vôo não foi pago, mas avisou que bancaria com o próprio salário a viagem.

Augustinho Moreira informou ainda que, em um primeiro momento, Maia garantiu ter sido a primeira vez que utilizou vôo particular. Porém, horas depois mudou a versão e explicou que também viajara em 4 de julho, para Goiânia, para assistir a um jogo da Seleção Brasileira e, de lá, seguiu na mesma aeronave para Rio Grande do Sul.

“Se o presidente da Câmara se compromete com empresas particulares, imagino que haverá a geração de leis para beneficiar os grupos econômicos, em detrimento da população”, disse o deputado, considerando que houve um claro comprometimento do presidente da Câmara Federal com o grupo Unimed. “O reflexo a gente vê. Na Unimed, se paga caríssimo e se tem um péssimo serviço, porque os grupos políticos estão comprometidos com os econômicos, e o povo fica à margem e prejudicado pelas decisões adotadas pelo poderes constituídos”, criticou.

Essa proximidade entre o poder econômico e o político está gerando uma discussão sobre o financiamento das campanhas partidárias, disse Augustinho. Em sua opinião, os políticos que são beneficiados por grupos econômicos ao assumir o poder passam a favorecer os seus financiadores, enquanto o restante da população, que votou no candidato eleito, fica totalmente à margem das decisões.

“Para se reduzir a corrupção, precisamos modificar algumas coisas. Só assim veremos mais seriedade no trato com a coisa pública”, frisou o deputado, salientando que um dos malefícios da democracia seria o princípio da reeleição. Na sua concepção, é uma disputa desigual quando há de um lado um governante financiado por diversos grupos econômicos com negócios com o governo e de outro alguém unicamente comprometido com a moralidade e com a população.

Augustinho Moreira também defendeu uma imediata reforma na lei das licitações, que, segundo ele, permite que os gestores apenas simulem uma concorrência, beneficiando diretamente um grupo econômico que tenha prestado algum favor a qualquer que seja a auridade.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lista de partidos políticos no Brasil


Segue-se uma lista de partidos políticos brasileiros, agrupados de acordo com o seu status de atividade. Listam-se primeiramente os partidos que estão em atividade, independente da data de sua fundação. Em seguida, são apresentados os partidos brasileiros extintos, classificados de acordo com o momento histórico ao qual estão ligados.

Lista de partidos ativos

A atual configuração política brasileira surgiu, de uma forma geral, no início da década de 1980, com o fim do regime bipartidário em vigor até então.

    Partidos com registro em TREs sem Registro Nacional

    Partidos em processo de registro, que já possuem registro deferido pelo TRE em pelo menos um estado, com registro de numero de assinaturas, mas ainda sem registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

    Em processo de legalização

    Alguns partidos políticos, abaixo listados, não apresentam em seus sites informações sobre o andamento de seu processo de legalização junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

      Lista de partidos extintos - Império (1822-1889)

      República Velha (1889-1930)

      Era Vargas (1930-1945)

      Terceira República (1945-1964)

      Regime Militar (1964-1985)

      Todos os partidos da Terceira República foram extintos por decreto em 1965. No ano seguinte, os parlamentares se reagruparam em duas novas agremiações: a ARENA (governista) e o MDB (oposicionista). O bipartidarismo duraria até 1979, mas o regime militar só seria extinto em 1985.

      Nova República (1985-)

      Estão listados aqui os partidos políticos fundados a partir de 1979, com o fim do bipartidarismo, mas que desde então deixaram de existir, alteraram suas denominações ou fundiram-se em novas agremiações.
      com informações: TSE
        25.08.2011
        Conselho de Altos Estudos debate desafios do Complexo do Pecém

        O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), participou na manhã desta quinta-feira (25/06), no Complexo de Comissões Técnicas, da abertura do seminário de nivelamento interno dos técnicos do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos. O objetivo do evento, que prossegue até amanhã, é conhecer as especificidades do Complexo Portuário do Pecém desde sua fundação até as obras em andamento, e suas implicações na realidade dos moradores da região.

        Roberto Cláudio afirmou que o debate foi resultado de uma provocação do presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e do governador Cid Gomes, diante dos empreendimentos em andamento no Complexo do Pecém. “O Conselho deve dedicar seus esforços a fim de garantir boas reflexões e proposições para um melhor desenvolvimento das ações na região”, destacou. Para ele, as cadeias produtivas e a formação de mão de obra são desafios a serem enfrentados pelo Estado de forma planejada. “Faz-se necessário preparar inclusive o entorno e o impacto social desses investimentos”, refletiu.

        O presidente do Conselho, deputado Lula Morais (PCdoB), ressaltou que os esforços já desenvolvidos pelos Pactos em andamento mostram a capacidade da Casa de encampar os debates sobre os empreendimentos do Pecém. “Percebemos que os equipamentos têm mostrado uma capacidade muito maior do que a esperada. A siderúrgica pode ter uma capacidade de 12 milhões de toneladas, antes, pensava-se em 1,5 milhão. A refinaria também pode ter maior potência do que se esperava. Então, que governança se terá sobre esse ambiente?”, indagou.

        O engenheiro Maia Jr, ex-vice-governador, afirmou que o Pecém é um “diamante para o Ceará”. Para ele, os principais desafios postos são: a mão de obra produtiva bem preparada, por meio da melhoria da educação básica de todos os municípios da região, e uma educação de ensino médio e profissional calcada nos projetos em andamento. Há ainda o desafio de melhorar os ambientes de negócios, estimular e apoiar a estruturação de cadeias produtivas e redes de fornecedores estaduais, e o fortalecimento da plataforma logística, destacou ele.

        Adriano Sarquis, membro do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), destacou as mudanças sociais já presentes na região. “Presenciamos um aumento da população na região. E o mais importante é que a média de idade está mais concentrada na faixa produtiva, o que pode gerar a destinação de serviços públicos e o incentivo ao consumo, gerando desenvolvimento da região”, afirmou.

        Estiveram presentes ao seminário técnicos, engenheiros, economistas, administradores de diversas secretarias de Estado e de órgãos envolvidos no tema.


        Dedé Teixeira ressalta programa federal de microcrédito


         
        
        Dep. Dedé Texeira
        
        O deputado Dedé Teixeira (PT) destacou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (25/08), o lançamento do programa de microcrédito Crescer, do Governo Federal. Segundo ele, a proposta visa incentivar os bancos oficiais, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, a oferecer condições de financiamento mais atrativas ao pequeno empreendedor.

        Para isso, os juros dos empréstimos foram reduzidos para 8% ao ano e a burocracia será simplificada. De acordo com Dedé Teixeira, o Crescer é voltado para pessoas que queiram abrir pequenos negócios pelo País e precisam de empréstimos. O objetivo, segundo acrescentou, é elevar o padrão de vida da população de baixa renda, diminuindo as desigualdades sociais, além de gerar empregos com carteira assinada.

        “O microcrédito é a mola-mestra de sustentação para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento econômico do Brasil”, reforçou. A expectativa do Governo Federal, anunciada durante o lançamento, é que mais de três milhões de pessoas sejam beneficiadas até o final de 2013.

        Segundo Dedé Teixeira, o Crescer foi inspirado na experiência bem sucedida do Crediamigo, programa executado pelo Banco do Nordeste. O parlamentar destacou que, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, 60% dos clientes melhoraram de renda e ascenderam de classe social após tomar o crédito orientado. Para Dedé, este diferencial confere sustentabilidade às operações de empréstimos, aumentando o consumo das famílias e a capacidade de produção de microeempreendendores.

        O deputado ressaltou ainda os avanços do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), que investiu mais de R$ 16 bilhões no aumento da produção e na melhoria de vida de milhares de agricultores. Na avaliação de Dedé, ações como o Crescer e o Pronaf “blindam” o Brasil para enfrentar crises financeiras como a atual.
         
        POSTADA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA


        terça-feira, 23 de agosto de 2011

        Dr. Messias encontra-se com Procurador de Morada Nova

        
        Dr. Messias e o Procurador de Morada Nova
        
        Ao particiapar da Audiência Pública realizada pela Comissão de Consolidação de Limites, em Limoeiro do Norte na última Segunda Feira, o Líder Emancipalista de Flores, Dr. Messias Xavier se encontrou com várias autoridades, entre prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda região e o procurador do município de Morada Nova Cel. De Paula. Na ocasião, trataram de assuntos referentes à emancipação de Flores. "É de grande importância, conversarmos com pessoas como do Cel. De Paula, que tem um grande conhecimento sobre administração pública", concluiu Dr. Messias.

        Postada pela Assessoria de imprensa

        segunda-feira, 22 de agosto de 2011

        Dr. Messias Participa de Evento em Limoeiro do Norte

        
        Dr. Messias Ladeado Pelos Deputados Neto Nunes e Mailson Cruz
        
        O líder emancipalista de Flores em Russas, Dr. Messias Xavier, participou nesta segunda Feira 22, de uma Audiência Pública, realizada pela Assembleia Legislativa, no Auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, para a entrega de 21 mapas georeferenciados, correspondentes a 21 municípios que já tiveram  seus trabalhos de definição de divisas territoriais já concluidos.

        Dr. Messias fez parte da Comitiva chefiada pelo Deputado Neto Nunes, Coordenador da Comissão de Consolidação de Limites da Assembleia Legislativa e de Prefeitos que lá compareceram. "Não posso deixar de prestigiar um evento desta magnitude, pois aqui é o primeiro passo dado pela Comissão de Consolidação de Limites da Assembleia Legislativa, que resolverá de uma vez por todas os conflitos intermunicipais existentes em nosso estado", concluiu Dr. Messias.

        Dr. Messias Atende à Imprensa local

        
        Entrevista à Rádio Educadora de Jaguaribe.
         Reconhecido como legítimo representante do povo de Flores no processo de emancipação daquela promissora localidade, Dr. Messias atendeu pacientemente à imprensa da região que buscou informações sobre o processo de emancipação do desenvolvido distrito. Segundo Dr. Messias, Flores está pronta para fazer seu plebiscito. "Flores está hoje numa posição previlegiada, pois depois de muita luta, conseguimos realizar o Estudo de Viabilidade, que levou à Assembleia Legislativa, emitir o Decreto Legislativo, que autoriza o TRE realizar o plebiscito em nosso distrito., estando portanto, só no aguardo de um posicionamento do referido tribunal", concluiu Messias. No final, todos agradeceram pela gentileza e paciência, com as quais Dr. Messias atendeu a todos.

        
        Entrevista à TV Jaguar
        
        Dr. Messias e Esposa
         Postada pela Assesoria de Imprensa.

        sábado, 20 de agosto de 2011

        Arce discute desempenho dos serviços públicos em seminário na AL

         

        A Assembleia Legislativa do Ceará sediou, na tarde desta sexta-feira (19/08), o Seminário sobre Indicadores de Desempenho dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, uma inciativa da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

        O encontrou contou com as palestras dos professores Sanford Berg, da Universidade da Flórida, Estados Unidos; Rui Cunha Marques, da EBES e Universidade Técnica de Lisboa e João Simão Pires, da EBES. Sanford Berg falou, por meio de videoconferência, sobre a avaliação de desempenho e a regulação econômica e da qualidade de serviços.

        O professor comentou sobre as estratégias e dificuldades para elevar a qualidade dos serviços prestados pelas agências reguladoras. As ideias para a melhoria, segundo ele, devem vir de estudos realizados pelas agências. “Estudos bem feitos irão destacar pontos fortes e limitações de dados e indicadores”, afirmou Sanfor Berg, acrescentando que o objetivo é “ligar os resultados aos interesses dos usuários”.

        Em seguida, o professor Rui Cunha Marques proferiu palestra com o tema “Regulação sunshine: um passo em frente na regulação do setor de saneamento”. “Sunshine é um método regulatório poderoso e eficaz em termos dos incentivos fornecidos à melhoria da qualidade dos serviços”, esclareceu. Conforme explicou, a regulação dos serviços envolve obrigações de serviço público, qualidade de serviço e tarifas. O método, de acordo com ele, já é implantado em países como Portugal, Bélgica, Holanda, Inglaterra e País de Gales, Chile, Peru, Austrália e Zâmbia.

        Participaram do seminário o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), José Luiz Lins dos Santos; o presidente do Conselho Diretor da Arce, Haroldo Rodrigues de Albuquerque Júnior; João Simão Pires, da EBES Portugal; e Alexandre Caetano, da Arce.

        Postada pela Assessoria de Imprensa
        Dr. Messias Xavier presidirá PHS de Russas



         Russas, importante cidade do Vale jaguaribano, está recebendo mais um partido político. Trata-se do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), que chegará àquela cidade pelas mãos do líder emancipalista do distrito de Flores, Dr. Messias Xavier.

        O PHS é presidido no Ceará pelo ex-deputado estadual e atual suplente de deputado federal Francisco Caminha..



        Dr. Messias atende à imprensa

        Dr. Messias, que vem conduzindo com brilhantismo o processo de emancipação de Flores, irá dar sua contribuição à política de Russas implantando este  partido que terá sua sede em Flores. "O PHS é um partido que em nosso estado, já tem um Deputado Estadual -Tin Gomes- e dezenas de vereadores, sendo dois em Fortaleza  além de onze em outros municípios cearenses. Portanto presidirei com muito denodo em nosso município, um partido com lema humanitário e solidário e com diretrizes voltadas para o desenvolvimento de nosso País. e que com certeza ajudará a desenvolver nosso estado" Finalizou  Dr.Messias.

        Francisco Caminha que preside a sigla no Ceará, faz um trabalho de expansão do partido no estado e acredita que o PHS  em breve estará em pelo menos 70% dos municípios cearenses. Hoje são 74 diretórios e comissões provisórias em todo estado. " A vinda do Dr. Messias, esta nova liderança do vale jaguaribano, em muito contribuirá para a expansão de nosso partido, pois o mesmo chega com vontade de ser também uma grande liderança política naquela próspera região de nosso estado e no que depender de nós dirigentes do PHS e do próprio partido, Dr. Messias sairá vencedor nesta nova empleitada", concluiu Francisco Caminha.


        AL realiza Assembleia Itinerante em Lavras da Mangabeira nesta sexta

        A Assembleia Legislativa promove nesta sexta-feira (07/10), em Lavras da Mangabeira, a segunda edição Itinerante deste ano. A sessão ordinária será realizada na Câmara Municipal, às 9h30, seguindo o mesmo formato das demais, sendo o segundo expediente, desta vez, destinado a debate sobre drogas ilícitas e suas consequências.

        O major da Polícia Militar Plauto Roberto Lima vai ministrar palestra sobre o tema. Já a Subcomissão da Assembleia para Avaliar a Problemática das Drogas no Estado do Ceará realizará um trabalho de conscientização, distribuindo cartilhas sobre a prevenção e as consequências do uso das drogas.

        Para o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), a realização da Assembleia Itinerante é fundamental para uma maior aproximação dos municípios com o Parlamento, além de possibilitar um conhecimento mais amplo das demandas da população do Interior.

        Estão previstas as presenças de 16 deputados estaduais e do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que nasceu em Lavras da Mangabeira.

        A Assembleia Itinerante acontece desde 1996, e municípios como Aracati, Acopiara, Camocim, Crato, Ipú, Itapipoca, Marco, Quixadá, Quixeramobim, Sobral e Tauá já foram contemplados.


        Edital para concurso público da AL será lançado na próxima semana

        A Assembleia Legislativa vai lançar na próxima semana o edital de convocação do concurso público para a Casa Legislativa. A informação é do titular da Diretoria Adjunto Administrativo Financeiro da AL e integrante da Comissão Organizadora, César Espíndola Frota.

        Segundo ele, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UNB) será o responsável pela seleção. “O contrato já foi assinado e a minuta final do edital será fechada ainda na tarde desta quinta-feira (06/10)”, afirmou.

        De acordo com a Comissão Organizadora da Assembleia, o concurso ofertará 100 vagas, sendo 63 para convocação imediata e 37 para cadastro de reserva. Os aprovados no cadastro de reserva podem ser chamados até dois anos após a divulgação do resultado.

        Haverá cargos disponíveis para diversas áreas do conhecimento, como Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design Gráfico Direito, Engenharia de Pesca, Estatística, Fonoaudiologia, Geografia, História, Informática, Jornalismo, Língua Portuguesa, Publicidade e Sociologia.

        A Assembleia Legislativa do Ceará não realizava concurso público desde o início da década de 1980.
        DP/CP

        Postado pela Assessoria de imprensa.