As eleições deste ano devem construir uma aliança incomum no Ceará. Onze partidos estão envolvidos numa articulação em Morada Nova unindo duas forças antes antagônicas na cidade, as famílias Girão e Castro, que em separado comandam a Prefeitura desde meados do século passado. Hoje, um ato na Câmara Municipal deve formalizar a coalização. Quem a costurou foi o deputado José Guimarães (PT), organizando uma base de apoio para o empresário Wanderley Nogueira, também petista, se candidatar a prefeito. Morada Nova é o sétimo maior colégio eleitoral do Estado. Tem 55.633 votantes.
Fonte: Diário do Nordeste
Vai pra China! - Isso não é o xingamento permitido pelos pais nos idos dos anos 60, 70 e 80, quando outros palavrões mais cabeludos e comuns hoje em dia, não podiam nem ser pensados. Não. Essa é a ordem que os norte-americanos estão dando para os grandes provedores com seus projetos Sopa e Pipa. Criados com o objetivo de conter a pirataria e proteger direitos autorais, os projetos na verdade escondem briga de gigantes da informática e poderá degringolar em censura, ou na fuga desenfreada de provedores para a China onde seriam muito bem-vindos.
Os críticos do Sopa e Pipa veem neles um caminho pesado para a censura e um corte no circuito de informações, permanente alimentador de toda atividade intelectual no planeta.
"Saúdo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e espero que este reconhecimento se torne um hábito para os ex-presidentes"
Sopa
Na verdade, a preocupação procede porque esses projetos ganharam força depois do vazamento pesado de informações americanas e de outros países, inclusive do Brasil, no site "wikileaks". A prensa do governo dos Estados Unidos sobre o "wikileaks" antes que seu criador fosse finalmente processado judicialmente, foi feita por meio dos grandes provedores que o recusaram propiciando sua ida para a Suíça. Um exílio que poderá acontecer com os grandes provedores caso os "Sopa" e "Pipa" vigorem sem negociações.
Homeopatia
O conflito direito autoral na internet e a própria internet é que é a novidade. Não há consenso e conceito formado na sociedade sobre o problema, e o jogo econômico dentro desse sistema é de tal ordem que é impossível uma discussão isenta. O Brasil também tem a sua Sopa e a sua Pipa. Em medidas homeopáticas. O governo tem sua medida provisória e os parlamentares têm ensaiado projetos de lei de sua lavra. O marco regulatório sobre a internet, apresentado pelo governo não se reporta à questão ligada ao uso de produtos culturais.
Contra
Quem sabe não significará um grande "vá pra China!" e acredito piamente na obediência. Provedores gigantes como AOL, eBay, Linkedin, Yahoo!, Facebook e Google sempre estiveram contra os dois projetos draconianos, apoiados incondicionalmente por grandes estúdios de cinema e TVs. O Sopa e o Pipa perderam fôlego com a oposição das Apple e da Microsoft, integrantes da Business Alliance Software, a fortíssima "BSA". Os direitos autorais na internet é assunto que interessa a todos os milhões de usuários.
Congresso
Está confinado aos direitos e deveres dos provedores no que tange à punição, sanção, questões de direito de quem posta isto ou aquilo na internet. A preocupação pode decorrer do uso de pornografia ou outras postagens de teor semelhante. Seu objetivo é o crime na rede. Da parte dos parlamentares há mais de 700 PL andando pelo Congresso Nacional. Alguns são tidos pela comunidade internauta como pérolas engraçadas, como a do ex-deputado Waldeck Ornellas cujo "caput" impede o uso de palavrão no nome dos sites.
Postada pela Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário